A Iniciação à Vida Cristã (IVC) da Arquidiocese de Porto Alegre tem como metas: anunciar o querigma aos pais e padrinhos, integrar e ampliar o processo formativo da Eucaristia e da Crisma, dinamizar a catequese com adultos na dimensão da formação discipular e formar catequistas discípulos missionários numa metodologia de inspiração catecumenal.
A IVC compreende as etapas do Batismo, Eucaristia, Crisma e Catequese com Adultos.
É o nome que se dá ao processo pelo qual uma pessoa é incorporada ao mistério de Cristo, morto e ressuscitado, tornando-se discípula de Cristo. Esta transformação radical se realiza no âmbito da fé e supõe um itinerário catequético chamado catecumenato realizado em etapas. Este itinerário marcou os primeiros tempos da Igreja. Esta catequese levava a pessoa a fazer uma experiência profunda com Jesus Cristo e seu Reino.
Se dá o nome de Iniciação Cristã, por que era o início de uma caminhada, um itinerário, com diversas etapas, através das quais o catequizando adquiria maturidade, profundidade, transformação de sua vida, tornando-se um cristão adulto, um verdadeiro discípulo missionário.
Passos da Iniciação: O processo de Iniciação Cristã passa por seis momentos específicos que envolvem toda a vida da pessoa:
O encontro, a conversão, o discipulado, o engajamento na comunidade, a celebração, a missão, e todos esses passos levam ao testemunho.
A IVC possui uma Comissão Arquidiocesana numa dinâmica eclesial ministerial. A equipe é composta por vários voluntários entre religiosos, presbíteros, diáconos, leigos e leigas, todos orientados pelo Bispo Dom Leomar Antonio Brustolin.