(51) 3041 5586
Contato
Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha - RS

A importância das procissões para a cura interior

Às vésperas de um dos maiores eventos religiosos do Rio Grande do Sul, a Festa de Nossa Senhora de Navegantes e a sua procissão de 2 de fevereiro, Dom Leomar Brustolin escreveu artigo que fala da importância das procissões para a nossa cura interior. Leia abaixo:

Por que caminhar numa procissão?

Em meio aos revezes da vida, as pessoas procuram um elemento que lhes devolva a unidade perdida, que reintegre o que foi fragmentado em suas existências. As procissões, romarias e peregrinações aparecem nesta paisagem de buscas. Sinal visível deste dado é o número expressivo da mobilidade humana da Festa de Nossa Senhora dos Navegantes em Porto Alegre. Na caminhada, tenta-se resgatar a relação entre o humano e Deus, muitas vezes esquecida, principalmente quando se vive no corre-corre do cotidiano.

Estar a caminho, ao longo da estrada, é a condição real da humanidade. O peregrino sabe que a caminhada é, antes de tudo, uma realidade interior que tende ao Absoluto. Caminhar é uma categoria espiritual. Na caminhada exterior o ser humano quer encontrar-se a si mesmo. O Caminho de Compostela, na Espanha, conhece muitos testemunhos de pessoas que realizaram o trajeto e encontraram novo sentido para viver. Quem caminha numa romaria, na verdade está à procura da sua realidade mais íntima e mais profunda. Quem tem fé vive como um andarilho, que não quer instalar-se no provisório ou fixar-se em suas construções. Experimenta a vida como uma contínua peregrinação, uma procura da fonte existencial que sacia sua sede. Sua vocação essencial é colocar-se a caminho em busca da razão profunda das coisas, buscar o que é maior ao caminho e ao caminheiro.

Quem se coloca a caminho nem sempre tem claro o sentido último de sua peregrinação. Deus, contudo, encaminha a experiência humana, confusa e insegura, para um encontro com o divino. O fundamento da prática cristã de peregrinar encontra-se na fé judaica, que há muito tempo tem como meta Jerusalém. Ela é a cidade-templo. Os árabes a chamam de “a Santa” (Quds). Famosos são os versos do salmo 122 que proclamam: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à casa do Senhor!”. Trata-se de um Hino à Jerusalém, cantado pelos peregrinos que se dirigem à cidade para as festas. Reflete a alegria de caminhar e fundamenta a própria vocação da humanidade: reunir-se para partilhar a liberdade e a vida.

A peregrinação está intimamente ligada ao sentido da conversão. Quem procura o santuário caminha em direção à vida nova que só Deus pode oferecer. As curas corporais acontecem, mas são excepcionais e raras nos locais de peregrinação. O que mais se percebe são as curas do coração, oferecidas a todos; cada um a recebe em seu nível e necessidade. A vida cristã é feita de sucessivas conversões. A primeira é a do batismo. As outras acontecem ao longo da existência. Se por um lado é possível constatar e se admirar pelos milagres de curas físicas, dificilmente se contabilizará as curas interiores, que são numerosas.

A peregrinação estabelece uma meta que simboliza e atualiza o caminho humano rumo ao fim sobrenatural. Partir significa romper com a inércia habitual, é dispor-se a avançar, crescer, conhecer o novo. Deixar a própria casa é abandonar atitudes rotineiras e medíocres, dispondo-se ao futuro de Deus.

Dom Leomar Antônio Brustolin, Bispo auxiliar da Arquidiocese de Porto Alegre.

velavirtual.jpg

Agenda Paroquial

Devido à pandemia poderá haver alteração de datas

liturgiadiaria-449x330.png
Image

São Vicente de Paulo

São Vicente de Paulo nasceu em Pouy, perto da cidade de Dax, no sul da França, aos 24 de abril de 1581; foi batizado no mesmo dia de seu nascimento. Era o terceiro filho do casal João de Paulo (Jean de Paul) e Bertranda de Moras (Bertrande de Moras). Seus pais eram agricultores e muito religiosos. Todos os seis filhos receberam o ensino religioso de sua mãe.

Seus dois irmãos mais velhos ajudavam os pais na lavoura e Vicente cuidava de ovelhas e de porcos. Desde pequeno, demonstrava muita inteligência e grande religiosidade. Em frente à sua casa, em um pé de carvalho, havia um buraco; ele colocou lá uma pequena imagem da Santíssima Virgem, a quem diariamente ajoelhava e fazia uma oração. Diariamente conduzia os animais para melhores pastagens, onde ficava a vigiá-los. Aos domingos ia à aldeia, com seus pais, para assistir à missa e frequentar o catecismo.
SECRETARIA PAROQUIAL

SECRETARIA PAROQUIAL

Horário de atendimento:

Terça a sexta-feira:
8h às 12h
13h30 às 17h30


Sábado:
8h às 12h
13h30 às 17h



MISSAS NA IGREJA MATRIZ

MISSAS NA IGREJA MATRIZ

Quarta-feira: 19h

Quinta-feira: 19h

Sábado: 17h

Domingo: 9h e 19h

1ª sexta-feira do mês: 16h

No dia 27 de cada mês, Missa da Família, às 20h (durante a semana) e nos finais de semana, nos horários normais de missa, com bênção e unção dos enfermos.
MISSAS NAS COMUNIDADES

MISSAS NAS COMUNIDADES

Igreja São José Operário
Sábados: 18h30

Igreja Santa Rita de Cássia
Sábados: 17h

Igreja Menino Jesus de Praga
Domingos: 8h

Igreja Ressurreição
Domingos: 10h


Paróquia São Vicente de Paulo

Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha/RS
Telefone: 3041.5586
E-mail: saovicente.svp@gmail.com
A oração nos leva à ação!
868590
HojeHoje133
OntemOntem387
Essa SemanaEssa Semana1518
Esse MêsEsse Mês5870
Desde o inícioDesde o início868590
2024 - Paróquia São Vicente de Paulo.
Site desenvolvido por Innovare Sites.