Comunidades

Igreja São José Operário

Em nossa caminhada como povo de Deus, muitos foram aqueles que colaboraram com a vida das comunidades da Paróquia São Vicente de Paulo. Na história da comunidade São José Operário não foi diferente. Por volta de 1975, a Igreja Matriz foi desmanchada e os restos de materiais (telha, madeira, bancos…) foram usados para construir a Igreja São José Operário. Um grupo de pessoas da comunidade foi ajudar a desmanchar a Matriz e levar os materiais para o lugar onde iria ser montada a pequena Igreja no bairro Parque Brasília.

Segundo relatos de pessoas da comunidade, quem construiu a igreja foi José Sbardelotto e Afonso Bazei, tudo de forma voluntária. A Igreja ficava no lugar onde é o atual salão, localizando-se de frente para a travessa São Cristóvão.  Aproximadamente um mês e meio foi o tempo de construção da Igreja.

Depois de alguns anos, foi inaugurado o primeiro salão de festas, mais conhecido como um barraco, pois era coberto com lona e não tinha ainda as janelas. Para fazer a festa, a comunidade ajudou doando um alimento ou uma galinha. Os cantores José Mendes, Chara e Timbauva, Minuano e Milongueiro, e Otávio Rodrigues, músicos famosos na época, fizeram a animação do baile. Eles não cobraram nada pelo show, só aceitaram a comida e a bebida. A festa lotou dando uma boa renda e possibilitando ampliar as construções.

O tempo passou, e muitos outros importantes atores apareceram nessa bonita história. A animação dos grupos de jovens, catequese de primeira eucaristia e crisma, grupos de oração, movimentos e encontros de formação ajudaram no crescimento da fé e no discernimento da missão comunitária.

Hoje, a Igreja São José Operário usufrui de um importante espaço de pastoral, com salas adequadas e, também, um amplo salão para festas e eventos. Destaca-se a presença dos jovens, com participação ativa nas ações da comunidade, colaborando com todos aqueles que fizeram e fazem história no dia-a-dia da vida em comunidade.

Endereço: Av. Major Alberto Bins, 705 | Bairro Parque Brasília

 

 

Igreja Santa Rita de Cássia

 A igreja que formou a comunidade Santa Rita de Cássia, no bairro Cohab, teve seus primeiros passos em novembro de 1981 com as primeiras missas, reunindo as famílias da região. Em junho de 1982 aconteceu o primeiro chá beneficente, buscando confraternizar e arrecadar verbas para a construção da Igreja, sendo que em novembro deste mesmo ano, houve a primeira festa da padroeira Santa Rita de Cássia. Com o apoio de Pe. Poletto, a comunidade também realizou celebração de primeira eucaristia em janeiro de 1983 e sua festa tradicional da padroeira em 22 de junho de 1984.

Em 1985, Pe. Francisco Nicolau Scheibel, junto com a comunidade, realizaram nos dias 12, 19 e 26 de maio três domingos de festa, mesmo sem ainda haver diretoria executiva. Esta somente seria eleita no dia 18 de agosto deste mesmo ano, durante a missa. Os nomes escolhidos foram: Maria Moura de Souza (presidente), Nelso Lamonato (vice-presidente), Nilda Garcia Bastos (secretária), Hilário Dal Castel (tesoureiro), Alcides Pedroso (conselheiro), Gessy Denis da Cunha e Edite Quadros dos Santos (patrimônio).

Por volta de 1987, foi escolhida uma nova diretoria executiva, dando início às obras da nova igreja Santa Rita de Cássia. Com o apoio de Pe. Ermelindo Lottermman, a comunidade trabalhou na ampliação das dependências da igreja, abrindo mais espaço para as atividades pastorais. Na foto ao lado estão presentes Dom Osvino, Hilário, Valdir, Moacir, Nelson e Jaime.

Endereço: Av. Fernando Ferrari, 1001 | Bairro Cohab

 

 

Igreja Menino Jesus de Praga

A comunidade Menino Jesus de Praga, pertencente a Paróquia São Vicente de Paulo de Cachoeirinha, teve início em 1983 com a realização de uma missa na escola Mário Quintana, com a presença de 6 pessoas.
Em 1988 foi construída uma capela de madeira no local da atual construção da igreja nova. Neste mesmo ano foi construído um salão, onde até hoje são realizadas as missas

 

Endereço: Rua Corcovado, 578 | Bairro Parque da Matriz

 

 

Igreja Ressurreição

A igreja de madeira foi construída, segundo relatos da comunidade, em 1973 e durou até 1995, ano em que começaram as obras para a construção da nova capela. A obra da igreja foi concluída em 2004, e tudo graças às doações de toda a comunidade, através do apoio nas festas da comunidade e outros eventos.

Hoje a igreja conta com salas de crisma, catequese e aprendizagem de adultos.

Pastorais da capela: Catequese, Dízimo, Liturgia, Apostolado da Oração e Missionárias das Capelinhas

 

Endereço: Rua Caiapó, nº 56 | Bairro Monte Carlo

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta