(51) 3041 5586
Telefone
Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha - RS

MCJ

(Movimento de Casais Jovens)

 

O MCJ é um Movimento do Apostolado Leigo da Igreja Católica, voltado para atuar com casais e famílias, no início na vida Matrimonial (até 10 anos de matrimônio).

Nosso objetivo é ajudar a "fortalecer o matrimônio e a vida cristã em família".

No ano de 1975, em Porto Alegre, um grupo de recém-casados, animados pelo Mons. Atílio Fontana, vigário da Paróquia São Pedro, cujo Pároco era o Pe. Zeno Hastenteufel, resolveu realizar um encontro de fim de semana para pensar um pouco sobre suas vidas e seu matrimônio. Assim, nos dias 4 e 5 de Agosto de 1975, na Vila Betânia, foi realizado o primeiro encontro, com a participação de 11 casais. A situação do momento em que viviam, os problemas que os angustiavam e a ânsia de soluções concretas, levou-os a dedicar dois dias para um estudo mais aprofundado da vida e do amor que unia cada casal. A maioria dos casais vivia apenas uma religiosidade comum, sem compromisso com o seu batismo, sem engajamento com a comunidade paroquial, no início da sua vida matrimonial, aprendendo a serem esposo e esposa.

O MCJ se consolidou tendo início na Paróquia São Pedro, e com o passar do tempo, sentiu-se a necessidade de levar o carisma do Movimento a outros casais, paróquias e municípios. Em 1991, foi aberto o segundo núcleo do MCJ em Montenegro/ RS, na Paróquia São João Batista. Em nossa Comunidade teve início no ano de 1992.

Em 1995, já havia 05 núcleos, nas (Arqui)Dioceses de Porto Alegre e Montenegro (até então Arquidiocese de Porto Alegre). Em 2014, o MCJ passou a existir fora do Brasil, em Luanda, Angola, na Paróquia São João Batista da Cazanga.

O Movimento de Casais Jovens é um dos muitos movimentos do apostolado Laical, inspirados pela ação do Espírito Santo, dentro da Igreja, para atuar entre casais jovens. Segue a orientação do magistério da Igreja, sob a luz do Evangelho, tendo sempre a lembrança de Puebla quando diz que “Para uma renovada pastoral do laicato organizado, exige‐se vitalidade missionária para descobrir com iniciativa e coragem, novos campos para a ação evangelizadora da Igreja.” (Puebla, 630).

Um dos grandes carismas do Movimento é a participação ativa dos filhos no Movimento:

O MCJ tem consciência que deve atuar na família, que segundo Puebla, é sujeito e objeto de evangelização, e centro evangelizador da comunhão e participação (Puebla, 417). Por outro lado, o Movimento sabe que faz parte de uma Pastoral de Conjunto, porque é dever da Igreja “Promover e fortalecer os movimentos e outras formas de apostolado familiar, respeitando seus próprios carismas, dentro da Pastoral de Conjunto.” (Puebla, 465).

Se você é casado pela Igreja Católica (Sacramento do Matrimônio) há menos de 10 anos e deseja fazer esta experiência, venha para o Encontro de Casais Jovens, um retiro de final de semana que pode fazer a diferença na sua vida.

Site:  http://familiamcj.com.br/

Durante o período da pandemia do Covid-19 todas as reuniões e encontros estão ocorrendo de forma online.

 

Paróquia São Vicente de Paulo

Rua Papa João XXIII, 316
Cachoeirinha/RS
Telefone: 3041.5586
E-mail: saovicente.svp@gmail.com
A oração nos leva à ação!
459017
HojeHoje528
OntemOntem650
Essa SemanaEssa Semana4513
Esse MêsEsse Mês10138
Desde o inícioDesde o início459017
2021 - Paróquia São Vicente de Paulo.
Site desenvolvido por Innovare Sites.