Encontro de Casais com Cristo – ECC

ECC – ENCONTRO DE CASAIS COM CRISTO

O Encontro de Casais com Cristo -ECC – é um serviço à família, feito por casais para casais, em favor da evangelização das famílias.
Procura construir o Reino de Deus , aqui e agora, a partir da família, da comunidade, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade paroquial e principalmente com “CRISTO”.
O ECC é paroquial, tendo a missão de atingir todos os casais intelectuais, analfabetos,carentes, proprietários, pobres e ricos, residentes dentro dos limites paroquiais, para participarem do mesmo Encontro, pois esta é sua característica é o sinal de que é Igreja na convivência fraterna, tendo a espiritualidade como tônica.
O ECC nasceu da inquietude do Sacerdote Pe. Alfonso Pastore em 1970, na Paroquia Nossa Senhora do Rosário, em São Paulo. Hoje é uma realidade no Brasil inteiro, pois contribui de forma efetiva para que as famílias se constituam como “IGREJAS DOMÉSTICAS, “FORMADORA DE PESSOAS”,”EDUCADORAS NA FÉ” E “PROMOTORAS DO DESENVOLVIMENTO”. Tendo seu lugar insubistituível no anúncio e vivência do Evangelho, pois ” O Futuro da Humanidade passa pela Família”.
É o momento evangelizador e missionário, é o despertar, é o chamamento aos casais afastados da igreja, visando o despertar dos casais
para que vivam seu casamento de uma maneira Cristã.
O ECC é realizado em nível paroquial e tem orientação Nacional, Regional e Arquidiocesana.
Sua fundamentação se dá entre 5 pontos básicos:
1; DOAÇÃO – essência da vida cristã;
2. POBREZA – atitude evangélica fundamental para se colher o Reino de Deus.
3. SIMPLICIDADE – atitude que se traduz num estilo simples, espontâneo e autêntico no relacionamento com os outros.
4. ALEGRIA- nasce da certeza da vitória do bem e é experimentada no encontro, na partilha, na doação, na comunhão com o outro.
5. ORAÇÃO- é uma relação pessoal do homem com Deus em Jesus Cristo. Juntam-se as estes valores a FRATERNIDADE, a GRATUIDADE e a MISSIONARIEDADE.
O ECC é um serviço-escola. Não é considerado um movimento, não visando prender para si os casais encontristas, nem os casais devem ficar presos ao ECC.
É apresentado como “SERVIÇO DA IGREJA ÀS FAMIÍLIAS DA PARÓQUIA”, tendo a missão de procurar os casais abandonados.
O 1º ECC da Paróquia São Vicente de Paulo aconteceu no ano de 1991, no mês de outubro.
Convidamos a todos os casais que venham fazer parte desta família.
“A FAMÍLIA ECC”

Deixe uma resposta