Objetivo Novo de Apostolado – ONDA

História:
O ONDA começou com o Pe. José Miguel, na Paróquia Nossa Senhora de Fátima, da Vila IAPI em Porto Alegre. Alguns presbíteros de nossa arquidiocese foram “marujos” do ONDA.

O ONDA é um movimento da Igreja Católica, existente em várias Paróquias nos estados do sul do Brasil (Santa Catarina e Rio Grande do Sul), destinado a propiciar formação moral, ética e, acima de tudo, religiosa para crianças e jovens de 9 a 14 anos de idade.

O termo ONDA é uma sigla para Objetivo Novo Do Apostolado, e quer nos indicar que as crianças podem nos auxiliar a conhecer um pouco melhor a Deus. A forma como estes pequenos enxergam o mundo e demonstram seus sentimentos são o melhor testemunho que eles podem dar, a suas famílias e a comunidade em geral, dos ensinamentos que Jesus nos deixou. Pe. José Miguel criou este movimento quando identificou uma forte necessidade de dar continuidade na perseverança das crianças que faziam, ou estavam participando da catequese de Primeira Eucaristia, fortalecendo-as na fé e no seu apostolado junto às suas famílias.
Nascia então este movimento tendo como lema “JOVEM EVANGELIZANDO JOVEM” e como Padroeiro, Menino Jesus.

Por estar presente em várias paróquias, a partir de 1998, o ONDA se transforma em um Movimento Diocesano, passa a produzir muitos frutos como novos grupos paroquiais e vocações sacerdotais.

O curso em si tem duração de dois dias (final de semana) e, através de atividades, liturgia, brincadeiras e músicas, convida as crianças a refletirem um pouco sobre o mundo, a família, Deus e a Igreja. Após o curso estes pequenos são convidados a participar de reuniões semanais de perseverança que são conduzidas por “tios” voluntários da própria paróquia e jovens que cresceram dentro do movimento.

Durante esta caminhada de aproximadamente 25 anos muitos jovens evitaram o caminho das drogas e tantas outras situações que poderiam vir a destruir suas famílias. Na realidade muitas famílias acabaram sendo restauradas pela graça de Deus evidenciada naqueles pequeninos que aceitaram o convite e “entraram nesta barca de Jesus”.

Objetivo:
O ONDA é um movimento que quer espalhar-se pela comunidade, ajudando a formar uma sociedade voltada para o bem comum e para Nosso Senhor.
Buscamos congregar os jovens em torno da Igreja, auxiliando-os na superação dos problemas de estabilidade emocional, próprios da pré-adolescência através da vivência em comunidade. É apoiado na esperança e na revelação de valores. O movimento procura formar e informar o jovem para a vivência de seu cristianismo e conscientizando-o de sua missão apostólico e evangelizadora.

Reunião:
O grupo do ONDA (pós-onda: aqueles que já participaram do retiro) se reúne todos os sábados, das 15 às 16:30 hs na Sala do ONDA na Igreja Menino Jesus de Praga, no Parque da Matriz. Desenvolvemos temas de conteúdo religioso, informativo e atuais, direcionando os jovens a uma juventude cristã e de responsabilidade. Os temas são escolhidos pelos dirigentes e tios e passam pela aprovação do nosso Pároco. Todas as reuniões são abertas aos pais ou responsáveis.

Missa:
A missa do 4º domingo do mês na Igreja Menino Jesus, a responsabilidade pela liturgia fica por nossa conta. Nos preparamos durante os 15 dias que antecedem fazendo inúmeros ensaios dos cantos e das leituras.

Iniciação no ONDA:
A iniciação no movimento se dá através de um retiro de dois dias, chamado Embarque.
Antes, existe um encontro com os jovens que estão concluindo a catequese na nossa comunidade, após começam as reuniões de Pré-ONDA, que nada mais é que uma preparação para o Embarque. Com isso, o jovem pode avaliar se pretende seguir na caminhada que começou na catequese.
Nosso movimento recebe jovens de todo o vicariato, temos jovens que participam ativamente que moram em Gravataí e em outros bairros de Cachoeirinha.

Deixe uma resposta