Movimento Eucarístico Jovem – MEJ

O Movimento Eucarístico Jovem teve origem em 1914 com o apelo de São Pio X que incentivava a comunhão das crianças e adolescentes e pedia que se unissem numa cruzada universal pela paz no mundo. Então, no início, éramos chamados de Cruzada Eucarística. E a partir de 1968, sob a inspiração do Papa João Paulo XXIII, mudamos para Movimento Eucarístico Jovem.

Em 1988, a catequista Ana Justina Ferrugem, sentiu a necessidade de criar um espaço de partilha e grupo para as crianças e jovens da comunidade São José Operário. Então, com a orientação do Pe. Emerlindo Lotterman, ela começou a desenvolver a Cruzada Eucarística. Depois de alguns anos, o grupo também mudou e iniciou uma nova caminhada como Movimento Eucarístico Jovem. Mas não foi apenas o nome que mudou, a estrutura e a formação também sofreram alterações. A partir desse momento, o MEJ era divido por etapas: Sementinha, Semente, Gente Nova e Fogo Novo.

Atualmente o nosso processo pedagógico busca contemplar a formação integral do jovem na vida cristã. E nos inspiramos muito nos processos propostos pela Pastoral da Juventude.

Hoje, o MEJ já tem 24 anos e uma média de 100 participantes, que estão dividos entre os grupos de base. Nos encontramos todos os sábados a tarde no centro cultural da comunidade São José Operário. A coordenação do MEJ possui um coordenador geral e cada grupo tem uma coordenação independente, conforme segue:

Veja, abaixo, os horários em que nos reunimos:

Sementinha: 15:00 às 16:30

Semente: 15:00 às 16:30

Gente Nova: 16:30 às 18:00

Fogo Novo: 17h às 19:00

Deixe uma resposta