Cenáculo de Maria

Origem do Cenáculo de Maria

Este curso, que aqui no Sul denominamos Cenáculo, acontecia em São Paulo, com o nome de Caminhada. Em 1974, o Pe. Francisco Mascarenhas, Pe. Chico, depois de ter feito o Curso, em São Paulo, resolveu trazê-lo para Santa Maria no Rio Grande do Sul, para os membros da Legião de Maria.
Os primeiros Cursos aconteceram no Sul com o apoio da Equipe de Dirigentes de São Paulo, até que a Legião de Maria tivesse condições de autonomia.
Em 1977, o Pe. Roberto Aripe, Pe. Chiru, vinha, com alguns jovens de Quaraí/RS, participar dos cursos do Cenáculo realizados em Santa Maria/RS. Em 1978, o Pe. Chiru passou a promover o curso do Cenáculo na cidade de Quaraí/RS, Diocese de Uruguaiana, e depois por dezenas de cursos, atingiu diversas paróquias de sua diocese como: Alegrete, São Francisco de Assis, Santiago, São Borja, Itaquí, Uruguaiana e ainda conseguiu realizar o Cenáculo em São Miguel do Oeste/SC, na Diocese de Chapecó/SC.
Em 1981, o Pe. Afonso José Birck, Coordenador da Pastoral da UNISINOS de São Leopoldo, a convite de alguns universitários Cenantes, foi a Santa Maria fazer o Curso do Cenáculo. A partir desta data, diversos jovens de São Leopoldo e da Grande Porto Alegre foram encaminhados a Santa Maria para fazer o mesmo curso.
Em novembro de 1983, foi possível a realização do 1º Cenáculo em São Leopoldo. O mesmo realizou-se na Casa de Retiros do Círculo Operário de Caxias do Sul, localizado no Santuário de Caravaggio, no município de Farroupilha/RS. A este, seguiram-se outros em série, sendo dois ou três por ano. Em 1985, os cursos foram realizados na Casa de Formação de Esteio, e a partir de 1993, no Colégio Santo Inácio em Salvador do Sul/RS, até hoje.
Ainda através do Cenáculo de São Leopoldo – UNISINOS, nos anos de 91, 92 e 93 foi implantado o Cenáculo nas cidades de Caxias do Sul, Canoas, Montenegro e Porto Alegre.
Pelo exemplo de abertura à Vontade de Deus, simplicidade, humildade e amor maternal da Mãe de Deus, o Cenáculo é hoje amplamente conhecido como “Cenáculo de Maria”.
Atualmente o Movimento Cenáculo de Maria está inserido e atuando plenamente em mais de 20 cidades do RS: Bom Princípio, Canoas, Cachoeirinha, Caxias do Sul, Esteio, Estrela, Gravataí, Montenegro, Salvador do Sul, Porto Alegre, Pelotas, São Sebastião do Caí, Alvorada, Carlos Barbosa, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Flores da Cunha, Antônio Prado, Ipê, São Marcos entre outras.
A marca do Cenante é a camiseta azul com o símbolo da Mãe de Cristo e a devoção mariana a Jesus.

Cenáculo de Maria na Paróquia São Vicente de Paulo

Em 1997 algumas pessoas da Paróquia São Vicente de Paulo fizeram o retiro através da UNISINOS e começaram a se reunir na paróquia, com o aval e orientação do Padre Ermelindo Lottermann.
Em 1998 aconteceu o 38º Cenáculo de Maria, o primeiro Cenáculo de Maria organizado pela então área de Gravataí e Cachoeirinha. O grupo era pequeno, unido e coeso. Com o passar dos tempos, novas pessoas foram se integrando ao grupo e fortalecendo o mesmo. Foi assim que com a realização dos cursos o grupo começou a crescer, sem perder o ideal de servir a Cristo pelo exemplo de Maria.
O Cenáculo de Maria da Paróquia São Vicente de Paulo começou a servir também mediante organização da liturgia da Missa Dominical e da realização dos Cursos de Preparação para o Sacramento do Batismo, bem como na participação das festas da paróquia e eventos propostos pela mesma.

O que é Cenáculo

O Cenáculo de Maria é um Movimento da Igreja Católica, Apostólica, Romana que possui como característica o “primeiro anúncio” e que visa o esforço de colocar em prática o Evangelho de Jesus Cristo no ambiente onde vivemos. Movimento de jovens mais amadurecidos e de adultos com alma jovem, que formam verdadeiras comunidades de Cenantes com espiritualidade centrada no amor a Cristo, à Igreja, apoiado na devoção à Maria, Mãe de Cristo e na reflexão bíblica.
O Movimento Cenáculo de Maria, consta de dois segmentos: o Curso (Curso de Vivência e Formação realizado em 3 dias) e o Movimento, formado pelos grupos paroquiais.
Portanto como o próprio nome diz, Cenáculo é um MOVIMENTO, onde toda a família Cenante está integrada e atuando na comunidade paroquial e na sociedade para formar um mundo melhor, baseado nos ensinamentos de Cristo e da Igreja.
Portanto, Cenáculo de Maria é um curso de vivência cristã, muito difícil de ser explicado. Cenáculo não se explica: faz-se, vive-se.

A quem se destina

O curso destina-se a qualquer pessoa com idade mínima de 17 anos que deseja experimentar algo diferente em sua vida. Propiciando ao individuo uma busca pelo seu lugar, faz com que apareçam questionamentos pertinentes em seu consciente.
O curso não responderá e/ou solucionará todos os conflitos, dúvidas do participante. Mas o auxiliará nos discernimentos necessários para estar em paz consigo mesmo e em plenitude com Deus.
Há espaço para todos os segmentos de leigos da Igreja e/ou fora dela: jovens, Solteiros(as), Casados(as), Separados(as), Viúvos(as) e oriundos de outros grupos e pastorais, desde que tenham consciência de que trata-se de um curso Católico.

Como participar do Cenáculo de Maria

O ingresso da pessoa no movimento se dá pela participação no curso de três dias, que acontecem, geralmente, nos meses de abril e setembro de cada ano.
Após o curso, a pessoa, denominada “Cenante”, pode participar das reuniões semanais, que na Paróquia São Vicente de Paulo, acontecem todos os sábados às 19h, no Centro Cultural.
Nestas reuniões o amadurecimento da fé, a intimidade com Deus, a oração e o espírito comunitário paroquial são as linhas de reflexão.

Assista ao vídeo explicativo “O que é Cenáculo de Maria”:

Entre em contato conosco:

E-mail: cenantes.svp@gmail.com

Deixe uma resposta